quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Autorregulação.

Tem uns dias, que o Diogo começou apresentar sintomas dentro da escola e em casa. Eles são chamados de formas não saudáveis de ajustamento criativo. Toda criança as realiza para buscar a sua autorregulação. Perceber o que originou é muito difícil saber. Às vezes, a criança consegue dar o sinal claro do que não está harmonizado em seu campo, através desses atos. Ainda, não descobri o motivo porque o Diogo está perdendo a iniciativa de ir ao banheiro para fazer xixi.
Nessas horas, o ideial é manter a calma e  a paciência. Eu, por exemplo, estou tentando me colocar o mais próxima dele, utilizando os mesmos mecanismos que ele usa para ter contato com o mundo. A partir daí, consigo uma interação com ele.
Hoje, foi um pouco mais complicado. Apesar disso, fiz a atividade, sugerida por uma mãe guerreira, sobre identidade e interagi com ele, brincando com a gata de estimação e com as flores do jardim. Estas brincadeiras sensoriais ajudam a abrir os canais perceptivos do Diogo, alterando a configuração do seu campo. Deus queira que esta fase não perdure por muito tempo e que tudo seja resolvido.

2 comentários:

  1. Show Lú, adorei. Trabalhar o sensorial é sempre uma ótima saída. Parabéns beijo Diogoooo

    ResponderExcluir