terça-feira, 6 de janeiro de 2015

29 de Dezembro de 2014 - Data Marcante



Pouco tempo depois que o dr. Jair suspendeu o Risperidona, fiquei sabendo de uma palestra sobre um tratamento realizado na Universidade de Oregon, nos EUA. A professora Rosimery Bergeron iria falar sobre o assunto: a massagem chinesa Qigong. Eu e minha mãe assistimos e ficamos muito esperançosas com este tratamento. Ela ofereceu um treinamento com as famílias no próximo final de semana. Eu fiquei uma tarde inteira do sábado treinando a técnica da massagem. No mesmo dia, eu e meu marido, quando o Diogo dormiu, lemos a cartilha de todos os movimentos dessa técnica e aplicamos um no outro para assimilarmos melhor. No dia seguinte, levamos o Diogo para ministrar a massagem na presença da professora. 
A massagem Qigong deve ser ministrada todos os dias na criança com autismo, por 15 minutos pelos menos. Ela ajuda no sono, na digestão, na auto regulação e  na atenção, além de acalmar a criança. Maiores esclarecimentos, visitem este site: www.qsti.org.
Após 10 dias de massagem, no dia 29 de dezembro, de 2014, minha mãe perguntou se ele queria o cotonete. Ele disse "Dá". Então, ela perguntou novamente, se queria outro. Ele continuou falando a mesma palavra. Depois desse momento, todos os dias o perguntamos se ele quer vitamina, quer beber água, quer brinquedo. Tudo isso pra mim é uma novidade, pois em 3 anos de tratamento já até o vi falando "Me dá", "Não quero". Mas estas expressões ele falava uma vez e depois nunca mais. Comemorávamos, mas depois vinha a frustração. 
Agora não. Ele está todos os dias usando esse "Dá" para pedir algo, até para ir em algum lugar. Quando o perguntamos -  "Diogo, como a gente faz quando quer alguma coisa?". Então. ele responde: - "Dá". Entramos em contato com o seu fonoaudiólogo e ele passou pelo whatsapp a orientação de incentivar a ele falar "Dá água", ou Dá bala", etc. Está funcionando, mas estamos indo com calma, pois a segunda palavra vem com uma dicção ruim. Aí, comemoramos e falamos: - Parabéns, Diogo! Pois na cabeça dele a segunda palavra foi dita, embora não dê pra entender bem. Além disso, estas expressões vêm acompanhadas com um bom contato visual. 
Estamos muito esperançosos com massagem Qigong, que vai auxiliar os outros tratamentos. A estimativa é que seja aplicada pelo menos em 1 ano, todos os dias. Agora é esperar os resultados quando ele estiver com toda a rotina de escola e terapias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário