Já faz muito tempo que não posto nada no Blog do Diogo. Muita correria! Esta é a vida de quem tem um filho autista. Mas não posso deixar tudo morrer. Criei este blog para registrar a história do Diogo e vou até o final, mesmo com atraso. De janeiro pra cá muitas coisas aconteceram: O Diogo mudou de escola, de mediadora, teve dificuldades em se adaptar à tantas mudanças, assim como a escola nova, no começo, também não estava adaptada ao Diogo. Enfim, início de ano tenso. Mas, aos poucos, tudo se acomodou. Outra mudança radical que fiz foi mudar o turno da escola, das terapias. Foi uma decisão rápida, sem raciocinar direito, mas foi fundamental para deixar o Diogo mais autorregulado. Somando a isso, a sua medicação aumentou, proporcionando uma melhor qualidade de vida nele.
Este ano, só tenho alegrias para narrar, apesar de toda a luta que temos no dia a dia. Os seus novos amiguinhos o recebem muito bem e tentam interagir com ele.
A escola nova é muito conteudista. Diogo está no Pre II, numa turma de alfabetização, acompanhado por uma mediadora. Esta produz atividades adaptadas, mas o apelo visual estava faltando. As imagens teriam que atuar como recurso para o aprendizado do Diogo. Foi aí que eu entrei. Com minha habilidade em Artes Visuais e com pesquisas a respeito do autismo, comecei a fazer cards, pranchas de exercícios com folhas plastificadas e montagem de letras. Não parei mais. Cada vez, aperfeiçoava o material, até lançar o Alfabeto para Educação Inclusiva. Cada prancha tem a apresentação da letra, com uma imagem e a palavra equivalente. Mais abaixo, a montagem da mesma palavra com velcro adesivado. Este alfabeto comecei a comercializar para diminuir o impacto do investimento do material que fiz para adaptar os conteúdos da escola.

A escola nova é muito conteudista. Diogo está no Pre II, numa turma de alfabetização, acompanhado por uma mediadora. Esta produz atividades adaptadas, mas o apelo visual estava faltando. As imagens teriam que atuar como recurso para o aprendizado do Diogo. Foi aí que eu entrei. Com minha habilidade em Artes Visuais e com pesquisas a respeito do autismo, comecei a fazer cards, pranchas de exercícios com folhas plastificadas e montagem de letras. Não parei mais. Cada vez, aperfeiçoava o material, até lançar o Alfabeto para Educação Inclusiva. Cada prancha tem a apresentação da letra, com uma imagem e a palavra equivalente. Mais abaixo, a montagem da mesma palavra com velcro adesivado. Este alfabeto comecei a comercializar para diminuir o impacto do investimento do material que fiz para adaptar os conteúdos da escola.

Cada dia, percebemos o Diogo mais conectado com o mundo ao seu redor. A inflexibilidade diminuiu bastante, como também a habilidade de espera aumentou. Acreditamos que é um conjunto de coisas que está proporcionando esta melhora.


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